Cerâmica Industrial
https://ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2020.009
Cerâmica Industrial
edição especial Editorial

Editorial

Adriano Michael Bernardin

Downloads: 0
Views: 71

Resumo

No último editorial da revista Cerâmica Industrial (25 (1) 2020 doi.org/10.4322/cerind.2020.002) o Prof. Anselmo Ortega Boschi disse que estava ‘passando o bastão’ para a Associação Brasileira de Cerâmica tomar as decisões relativas ao futuro da publicação.
E foram tomadas! Ulisses Soares do Prado, atualmente presidente da ABCERAM, buscou um grupo – sim, um grupo, pois ser editor de uma revista como a C. I. por quase 25 anos foi tarefa que somente o Anselmo conseguiu realizar – que pudesse dar continuidade ao projeto.
Em 2020 foram iniciados os contatos com o Prof. Agenor De Noni Jr da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que buscou apoio dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) de Criciúma.
O grupo de professores do PPGCEM da área de cerâmica prontamente aceitou o desafio, e quase um ano depois, hoje conseguimos publicar uma edição comemorativa de 2020 com seis artigos submetidos ano passado.
Apesar da mudança de endereço do corpo editorial, a Cerâmica Industrial continuará com o objetivo original definido pelo Prof. Anselmo de divulgar artigos voltados para o setor produtivo cerâmico, atendendo aos interesses dos profissionais das indústrias cerâmicas e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa que atuem na área dos materiais cerâmicos, para publicação de trabalhos com foco industrial.
As áreas de interesse para publicação dos artigos são: revestimentos cerâmicos; vidrados, fritas e pigmentos; cerâmica vermelha; refratários; sanitários; cerâmica de mesa; cimentos, argamassas e concretos; reaproveitamento de resíduos.
O acervo dos artigos publicados desde 1996 e de acesso livre continuará disponível na página www.ceramicaindustrial.org.br.
Neste novo momento, iniciaremos, com apoio da Editora Cubo, um sistema de submissão de artigo online, para facilitar e agilizar todo o processo de publicação!
Reiterando o agradecimento ao Prof. Anselmo e a oportunidade de continuidade dada por Ulisses do Prado, desejo que tenhamos não um reinício, mas a continuação de um projeto de muito sucesso de divulgação de trabalhos técnicos voltados para a indústria cerâmica brasileira.

60fab232a9539520a1340244 ci Articles
Links & Downloads

Cerâm. ind.

Share this page
Page Sections