Cerâmica Industrial
https://ceramicaindustrial.org.br/article/doi/10.4322/cerind.2017.028
Cerâmica Industrial
Artigo

Melhoria de Qualidade e Redução de Custo de Produção com a Reformulação de Massa de Porcelanato Técnico

Richard Michels de Souza, Oscar Rubem Klegues Montedoa

Downloads: 4
Views: 610

Resumo

A indústria cerâmica Brasileira ocupa posição de destaque no cenário mundial de produção de cerâmica de revestimento. Neste cenário, a produção é ocupada em grande parte pela tipologia conhecida como porcelanato técnico, que ganha destaque pelo seu processo altamente tecnológico e matérias-primas de excelente qualidade. As empresas fabricantes buscam se tornar cada vez mais competitivas no mercado, a fim de acompanhar o crescimento do mercado. Dentro deste contexto, a melhoria contínua se torna essencial para as empresas competitivas, trazendo consigo a necessidade de redução de custo. Sabendo que o custo operacional de produção do porcelanato técnico é elevado, e conhecendo as dificuldades enfrentadas com desenvolvimento de massa cerâmica, este trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados de melhoria de qualidade e de redução de custo produtivo decorrente da reformulação de uma composição de porcelanato técnico. Os melhores resultados foram aplicados em testes em escala industrial. Foi possível se obter uma nova formulação que manteve as características técnicas dos produtos, proporcionando à empresa cerâmica melhor estabilidade do processo, melhor qualidade dos produtos e maior produção.

Palavras-chave

cerâmica, porcelanato técnico, melhoria contínua, redução de custo.

Referências

1. MENEGAZZO, A. P. M., LEMOS, F. L. N., PASCOAL, J. O. A. et al. Grês Porcelanato. Parte I: Uma abordagem mercadológica. Cerâmica Industrial, v. 5, n. 5, 7-10, 2000.

2. OLIVEIRA, A. P. N. Grês Porcelanato: aspectos mercadológicos e tecnológicos. Cerâmica Industrial, v.3, n.3, 34-41, 1998.

3. SIMON, H. Sem Crise: 33 ações para sua empresa evitar percalços e atingir os resultados em qualquer cenário. São Paulo: Gente. 2009, 232 p.

4. WILEMAN, A. A Gestão Estrategica da Redução de Custos: como administrar e reduzir custos de forma inteligente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 199 p.

5. LEONE, G. S. G., LEONE, R. J. G. Os 12 Mandamentos da Gestão de Custos. Rio de Janeiro: FGV, 2007. 256 p.

6. MONDEN, Y. Sistemas de redução de custos: custo alvo e custo Kaizen. Porto Alegre: Bookman, 1999.

7. COGAN, S. Custos e Preços - Formação e Análise. São Paulo: Pioneira, 1999. 157 p.

5bcf28850e88258a081f4c09 ci Articles
Links & Downloads

Cerâm. ind.

Share this page
Page Sections